Cursor

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Perfil do Estudante



Diferentemente de tantas instituições de ensino desse imenso país, o Colégio Municipal Nossa Senhora da Conceição acolhe um público estudante cujo perfil se apresenta um tanto quanto homogêneo em suas dimensões sociais, econômicas e culturais. São raros os estudantes que vem de uma realidade diferente da realidade dos demais colegas.

Localizada em um povoado da zona rural do município de Adustina – BA, a escola atende excepcionalmente ao público do povoado e de povoados circunvizinhos. Essa localização e esse raio de abrangência no atendimento educacional determinam a quase total homogeneidade constatada entre os estudantes.

O aluno do da instituição encontra-se instalado em povoados. São alunos oriundos de famílias de baixa renda que sobrevivem da agricultura familiar. Poucas famílias que confiam seus filhos aos serviços da instituição têm renda mais avantajada. Mesmo os que têm um maior poder aquisitivo vivem também da agricultura. Apesar do baixo rendimento econômico, todos os alunos moram em casas de tijolos. Outros tipos de moradias como apartamentos, palafitas, entre outros, não fazem parte do cenário habitacional da região.

É também predominante a regularidade da estrutura familiar e crença religiosa do corpo discente. Como todo interior, a região circunvizinha da escola conta ainda com grande parte das famílias formadas por pais e mães biológicas. Poucos dos nossos alunos, apenas 27% (vinte e sete por cento) são filhos de pais separados ou convivem com pais adotivos. Da mesma forma os filhos não biológicos quase zeram o número de ocorrência nas famílias da região e por extensão na referida instituição de ensino. Não se está demonstrando aqui uma total homogeneidade, mas um perfil quase homogêneo. Há alguns casos de famílias não tradicionais, mas são raros. Da mesma forma que a comunidade conseguiu conservar o tipo padrão da família, conseguiu também permanecer fiel à crença religiosa. A escola conta com maioria absoluta, quase que totalidade de fies católico. Sendo aproximadamente 98% (noventa e oito por cento) de acordo com dados estatísticos da escola, ano 2010.

Nosso aluno vive longe dos grandes centros culturais e isso certamente causa prejuízo. Mas há o que comemorar. Longe dos grandes centros, ele está protegido dos efeitos das atrocidades que a mídia nos informa diariamente: ela não é vítima, nem agente. Com isso, a instituição tem grande prazer de contar com alunos muito bem disciplinados. São raríssimos os casos em que a Direção tenha que interferir disciplinarmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário