Cursor

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Projeto Político Pedagógico

O mundo contemporâneo vive, sem dúvida, um momento de mudança. E um dos fatores essenciais nesse contexto é a educação. Seu significado é dual: como operador de mudança e como conseqüência do processo. É a educação que prepara o homem para as transformações sociais. Assim, apresenta-se hoje a necessidade de discutir novas propostas e novos paradigmas que digam respeito ao processo educacional, bem como, à postura do professor em sala de aula, sua visão crítica e construtiva na formação dos sujeitos.

Diante dessas mudanças, surge a necessidade da elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) que é um instrumento norteador da prática pedagógica. Nele estão evidenciadas as finalidades, concepções e diretrizes do funcionamento da escola dando respaldo para a educação das ações pedagógicas, atingindo metas e alcançando resultados.

Baseado no artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/96, os docentes encumbir-se-ão de: “I - Participar da elaboração da Proposta Pedagógica, do estabelecimento de ensino”. Dessa forma, a equipe pedagógica – professores e gestores do Colégio Municipal Nossa Senhora da Conceição reuniram-se semanalmente em grupos de estudo para a elaboração do PPP, que foi uma construção coletiva, três anos como esfera de atuação, por revisões anuais, atender as exigências do novo milênio, da nova economia, do novo cidadão.

Portanto, sob a ótica do novo cenário socioeconômico, caracterizado pela necessidade de conhecer, cada vez mais, pessoas que percebem estes fatores e procuram inserir-se no meio deles de forma qualitativa (Waldez Ludwig), foi elaborado o Projeto Político Pedagógico do Colégio Municipal Nossa Senhora da Conceição com o propósito de fazer educação para a vida, sendo o discente construtor da sua própria história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário